sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Empresas brasileiras são as que mais usam Web 2.0 nos negócios, revela pesquisa norte-americana


Nove de cada dez empresas que usam ferramentas interativas conseguem ganhar dinheiro

Pesquisa realizada pela empresa de software McAfee, em parceria com a universidade norte-americana de Purdue, na Califórnia, mostra que o Brasil é um dos países que mais usam as mídias sociais e microblogs para incrementar seus negócios. 90% das empresas brasileiras pesquisadas informaram que usam ferramentas de comunicação, como o Twitter, com objetivos comerciais. E assim como ocorre em Índia, Emirados Árabes e México, de cada dez empresas brasileiras, nove revelaram que já ganham dinheiro através da Web 2.0.
 
Esse é o caso, por exemplo, da Nasajon Sistemas, carioca da área de TI que atua em todo o país comercializando seus sistemas de gestão empresarial para pequenas e médias empresas. A Nasajon descobriu nesse novo nicho possibilidades de melhorar o atendimento aos clientes e também mostrar seus produtos e serviços a futuros novos clientes.
 
Além do site convencional - www.nasajon.com.br -, os internautas contam com textos diários, publicados nos blogs da empresa – Nasajon e Nasajon Educacional. Além disso, o diretor Claudio Nasajon também mantém contato direto com os internautas, por meio do seu blog pessoal - contendo diversas dicas de gestão empresarial - e do Sped Consulta, que traz as novidades do Projeto Sped e suas vertentes.
 
A Nasajon conta também com um canal no Youtube, onde os visitantes podem conferir, entre outras produções, o vídeo institucional da empresa. E pela página no Twitter é possível ficar por dentro de todas as novidades do mercado, além de manter um canal direto com a Nasajon, trocando informações e experiências.
 
Segundo a gerente de marketing, Cristina Corrêa, a participação da empresa na web é muito importante para o fortalecimento da marca. “A Nasajon faz de tudo para ficar cada vez mais perto de seu público. Com o uso dos canais de divulgação que chegam com a web 2.0, a empresa amplia a dimensão de atendimento, interagindo ainda mais e fazendo valer uma das práticas que mais a diferenciam: o relacionamento com os clientes, que foi sempre valorizado. A conversa em via de mão dupla é a marca registrada da Nasajon”, explica.
 
“Além do projeto de expansão da Nasajon pelo país, a web 2.0 ajuda a ampliar nossa atuação no mercado. Estamos cada vez mais aumentando nossa presença no Brasil, levando nossos serviços para públicos distintos. Os empresários precisam estar preparados para lidar com os desafios do mundo corporativo para crescer e nossa missão é oferecer os subsídios necessários para isso”, ressalta Eduardo Nasajon, diretor de tecnologia.
 
De acordo com o relatório americano "Web 2.0: um ato complexo de equilíbrio - O primeiro estudo global de uso, riscos e melhores práticas da web 2.0", as empresas utilizam a web 2.0 principalmente em busca de geração de receita. Brasil e Índia são os únicos países onde as empresas se consideram pressionadas pelo mercado a empregar as redes sociais em seus negócios.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário