terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Sistema operacional será determinante para o mercado de smartphones em 2011

Pesquisa da GfK mostra que 62% de consumidores em 5 países estão abertos a mudar o sistema operacional do celular. No Brasil esta intenção chega a 75% 

Pesquisa da GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, realizada com proprietários de smartphones, nos principais mercados globais, apontou que 62% estão abertos a mudar o sistema operacional (OS). Entre os brasileiros, a propensão de pesquisar várias opções de sistemas no momento da troca de aparelho é ainda maior, chegando a 75%.
O sistema operacional que atualmente predomina nos smartphones dos brasileiros é o Windows Mobile, com 28%. As outras posições são ocupadas por Symbian (12%) e Apple iOS (10%). Para a próxima compra, os sistemas operacionais apontados pelos brasileiros são: Windows Mobile/Windows Phone 7 (49%), BlackBerry OS (43%) e Apple iOS (29%). Entre todos os respondentes, dos cinco países, o sistema Windows Mobile/Windows Phone 7 também lidera, com 35%. Chama atenção, porém, o índice de 21%, no total de entrevistados dos cinco países, que desconhece o sistema operacional atual de seu aparelho celular. No Brasil este índice é ainda maior, 27%. 

Segundo Cynthia Vieira, Diretora da Unidade de Business & Technology da GfK, apenas as características e funcionalidades de um celular não são o bastante para garantir a lealdade do consumidor. “Há algum tempo atrás, a escolha de um aparelho era baseada apenas em features como, por exemplo, Bluetooth, MP3 player, câmera de alta resolução e cartão de memória. Hoje, no entanto, nossas pesquisas mostram que para os que possuem um smartphone as experiências proporcionadas pelo ecossistema passam a ser mais valorizadas e determinantes na escolha do aparelho”, avalia a executiva.  

Sobre a pesquisa
O estudo foi realizado nos meses de outubro e novembro de 2010 e entrevistou mais de 6 mil usuários de celular em cinco países: Brasil (1480), Alemanha (1001), Espanha (1202), Reino Unido (1499), EUA (883) e China (578). 

Veja as tabelas com os principais resultados da pesquisa, por país:



Sobre a GfK

Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Para mais informações acesse: www.gfkcr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário