quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pesquisa mostra que os usuários preferem e-mail-maketing com conteúdo

Os resultados de uma pesquisa online sobre e-mail marketing  entre os brasileiros conduzida pela Inova Tecnologias - líder nacional em soluções de e-mail e colaboração - mostram que 76% dos usuários preferem receber novidades e ofertas das empresas através de e-mail marketing, mas também que a maioria dos usuários esperam que esses as mensagens recebidas contenham conteúdo editorial relevante.

Segundo Alexis Panagides, CEO da Inova Tecnologias [http://inova.com.br], "há uma nova geração de consumidores que espera que as empresas produzam e divulguem conteúdo em suas áreas de expertise e o e-mail marketing é o canal ideal para esse tipo de divulgação para clientes e parceiros".

Os resultados das pesquisa demonstram que as empresas devem tomar alguns cuidados na produção das mensagens, pois os usuários entendem que além conter conteúdo relevante as peças de e-mail marketing precisam ser diagramadas com profissionalismo, devem conter informações sobre a empresa e um link legível para remover o e-mail daquela lista, que precisa ser respeitado.

Também é importante que o conteúdo e as informações institucionais possam ser visualizados sem as imagens, pois a maioria dos softwares inibe a exibição de imagens externas e o usuário vai optar por exibir ou não conforme seu interesse no conteúdo visível da mensagem: o texto.

"Os novos consumidores esperam que as empresas também se tornem núcleos de produção de conhecimento em tempos de web 2.0 e que participem ativamente das redes sociais, não apenas de forma passiva. Os usuários esperam que as empresas contribuam com informações ou reflexões pertinentes" afirma Panagides.

Além de estabelecer uma relação construtiva com seus clientes, a empresa que se preocupa em produzir conhecimento sobre o seu negócio também beneficia os funcionários e parceiro, que podem se manter informados e atualizados sobre o negócio, melhorando o engajamento e o comprometimento com os resultados da organização.

As práticas e preferências dos usuários de e-mail com relação ao e-mail marketing mais relevantes, indicadas na pesquisa são:




  • 78% dos usuários afirma que costuma ler os boletins que veiculam conteúdo editorial, número que cai para 45% quando o boletim contém apenas anúncios publicitários.






  • 76% dos usuários desejam receber ofertas de produtos e serviços por e-mail e 27% dos usuários preferem a mala-direta postal tradicional. Apenas 10% dos usuários é receptivo a ligações promocionais e 5% a visitas comerciais.


  • Os usuários são mais receptivos a receber e-mail marketing de empresas que possuem escritório ou loja em sua cidade do que de empresas que atuam apenas pela Internet



  • Os usuários preferem receber e-mails comerciais mensalmente (38%) ou semanalmente (25%).


  • Os fatores mais importantes na hora do usuário marcar ou não uma mensagem como spam são, em lados opostos, a predominância de conteúdo editorial relevante (a maioria diz que não marcaria como spam) e a predominância de anúncios publicitários (a maioria marcaria como spam ou apagaria a mensagem sem ler).



  • Fonte: Inova Tecnologias [http://inova.com.br] 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário