terça-feira, 21 de junho de 2011

Reputação influencia no recebimento de e-mails dos públicos


Reclamações, usuários desconhecidos e spam destroem reputação, barrando até 36% dos emails

A Return Path, companhia líder mundial em certificação de email e monitoramento de reputação, acaba de divulgar os resultados do “Relatório de Reputação do Remetente: Fatores Chaves que Impactam a Entregabilidade do Email”. Disponível para download em http://www.returnpath.net/landing/reputationfactors/index.php?campid=701000000005fQf, o relatório avalia como a reputação impacta significativamente a entrega de emails para audiência. Os resultados do estudo reforçam a urgência dos remetentes examinarem os fatores críticos que comprometem a performance das campanhas de email marketing.

“Se o remetente tem um mailing com um milhão de endereços e 20% dos emails são bloqueados a perda é de 200 mil mensagens cada vez que aperta a tecla enviar”, disse George Bilbrey, Presidente da Return Path. “Isto significa perda de receita, uma má experiência para o cliente, aumento de custos, perda de oportunidades de ‘branding’ e a impossibilidade de disseminar a mensagem para audiência. Ao entender o impacto que a reputação de email tem nas campanhas, os remetentes podem tomar imediatamente medidas corretivas para assegurar altas taxas de entrega”.

Entendendo Reputação de E-mail

Há três fatores críticos que os provedores e outros destinatários de grandes volumes de emails usam para determinar se deve ou não bloquear emails:

-       Reputação do servidor de email, mensurado por reclamações, índices de spam, taxas de usuários desconhecidos e métricas similares
-       Infraestrutura instalada que indica se um remetente é um servidor de email “real” e não um spammer
-       Conteúdo associado com reclamações

A equipe de Analytics da Return Path analisou os dados de taxas de reclamações, índices de spam e taxas de usuário desconhecido pelo Sender Score, ranking proprietário de reputação da Return Path que é calculado agregando dados de performance de reputação de diversos provedores, filtros de spam e empresas de segurança. Para este estudo de reputação, a Return Path examinou IPs através do Sender Score em mais de 18 milhões de endereços de IP disponibilizados pelos 30 maiores provedores do mundo e outros recebedores de grandes volumes de email que somam mais de 2,1 bilhões de caixas postais de email na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. O estudo mostra como os fatores de reputação influenciam o Sender Score de um IP e como está correlacionado com as taxas de entrega na caixa de entrada (Inbox Placement Rates – IPR).

Remetentes Devem Estar Atentos a Métricas Enganosas

Muitos provedores de serviços de email têm orgulho em divulgar suas altas taxas de aceitação para provar aos seus clientes que conseguem atingir altas taxas de entrega. Mas somente mensurar “entrega” e “aceitação” mostra apenas o que é aceito para entrega no gateway do provedor e não o que, de fato, chegou na caixa de entrada. Os remetentes precisam saber exatamente para onde seus emails vão, o que requer uma análise com métricas de entrega mais sofisticadas.

Conclusões do Estudo

Baixo Sender Score, Baixas Taxas de Entrega

A mais recente pesquisa da Return Path mostra que IPs com Sender Scores entre 41-50 têm um IPR de 64%, o que significa que 36% dos emails são bloqueados ou vão para o lixo eletrônico. IPs com Sender Scores com taxas médias entre 50-69 experimentam um declínio na rejeição de email de 58,3% para 27,7%, mas apesar da queda na rejeição o estudo mostra que IPs com este Sender Score têm um alto número de emails rejeitados em algum ponto além do gateway. Somente IPs com os mais elevados Sender Scores conseguem ter emails rotineiramente aceitos dentro de um sistema de IP. As taxas de IPR para IPs com Sender Scores de 91 ou superior é de cerca de 88%, o que é significativamente mais baixo do que os 99% das taxas de “aceito” que muitos empresas que enviam email desejam.

Fatores de Reputação: Índice de Reclamação, Índice de Spam e Índice de Usuários Desconhecidos

Três métricas que reduzem o IPR de remetentes de email são índices de reclamação, índice de spam e índice de usuários desconhecidos. Reclamações levam a uma baixa reputação. O estudo da Return Path mostra que as taxas de reclamação são relativamente baixas, de 0,4%, para Sender Scores entre 50 e 80 porque a taxa de entrega é muito baixa. As pessoas não podem reclamar de emails que não recebem. As reclamações atingem os remetentes quando seus emails estão sendo entregues. Uma alta taxa de reclamação com uma alta taxa de entrega é uma indicação que a taxa de entrega irá em breve começar a cair se não forem implementadas correções imediatamente.

As taxas de Spam mostram que os melhores remetentes – aqueles com Sender Scores acima de 80 – têm poucos, se têm algum, spammer nas suas listas.

Remetentes com as melhores métricas de reputação têm bases limpas. Estas empresas quando mandam email legitimo, se tiver taxas de usuários desconhecidos superiores a 1% isto vai criar problemas e deve ser resolvidas rapidamente.

Autenticação e Reputação

Servidores com boa reputação estão mais prováveis de passar testes DKIM (DomainKeys Identified Mail) do que aqueles com baixa reputação. O estudo da Return Path concluiu que os IPs com Sender Score entre 90-100 são 42% mais prováveis de passar DKIM do que os IPs com Sender Scores entre 70-79. Mesmo servidores com os maiores índices somente passam DKIM em uma taxa superior a 50%. Por conta da importância de autenticação para proteção de uma marca de uma companhia contra “spoofing” e “phishing”, a implementação adequada de protocolos de autenticação, como DKIM, deve ser uma prioridade.

Fonte: FirstCom Comunicação (www.firstcom.com.br)

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