quarta-feira, 6 de julho de 2011

Internautas preferem clicar em banners na tela de iPhones

Pesquisa inédita da MediaMind revela que o smartphone da Apple apresenta Taxa de Cliques mais alta. Outros aparelhos com Android e o BlackBerry possuem CTR inferior


O mais recente levantamento realizado pela MediaMind aponta que o iPhone lidera a revolução das campanhas publicitárias desenvolvidas para telefones celulares com acesso à Internet. Intitulada “Tela Pequena, Grandes Resultados”, a pesquisa mostra que o aparelho da empresa californiana que roda com o iOS entrega Taxas de Clique (CTR) mais altas que smartphones com outros sistemas operacionais. O estudo completo em português está disponível para download no link http://bit.ly/MobileResearch_2011_PT. E para baixar o infográfico sobre essa análise, clique em http://bit.ly/Mobile_Mini_Poster_PT.

Após analisar mais de 230 milhões de impressões de anúncios para telefones celulares durante o quarto trimestre de 2010 e o primeiro trimestre de 2011, a MediaMind descobriu que os aparelhos da Apple que rodam o sistema operacional iOS obtiveram performance duas vezes maior que telefones com o Android do Google. Ao comparar com o BlackBerry da RIM, a performance do iPhone é cinco vezes superior. Além disso, os anúncios em celulares alcançaram uma Taxa de Cliques (CTR) impressionante: 0,61%. Já no caso dos banners standard desenvolvidos para computadores pessoais e laptops, o CTR fica em apenas 0,07%.

Ao pesquisar o hábito dos internautas que utilizam telefones celulares para acessar a Internet, os resultados foram surpreendentes. Enquanto a navegação a partir de PCs ou notebooks se concentra no horário comercial, das 9 às 17 horas, os usuários de smartphones preferem navegar na web durante a noite. A Taxa de Cliques para campanhas Mobile também chega ao ápice no período noturno, mas mantém CTR mais elevado que as peças publicitárias para computadores em qualquer horário do dia.

“As campanhas para Mobile estão provando ser as mais rentáveis no mix de mídia,” conta Gal Trifon, presidente e CEO da MediaMind. Trifon ainda lembra que esse tipo de anúncio representa uma nova experiência de visualização e interação para grande parte dos usuários e possui uma vantagem em relação aos banners standard por ocuparem uma porção maior da tela.

O estudo também descobriu que a maioria dos segmentos de marcado alcançou Taxas de Cliques elevadas, batendo os índices de referência para os banners standard de navegadores como IE, Chrome, Firefox, entre outros. Entretenimento, Varejo e Serviços Financeiros apresentam melhor performance em campanhas para telefones celulares. Já os setores Têxtil e Governamental obtiveram o CTR mais baixo.

Um comentário:

  1. É importante considerar não apenas os meios de divulgação isoladamente (apple e smartphones diversos), mas também analisar os hábitos do público que adquirem estes produtos. A relação produto + meio + consumidor também é outro fator a ser considerado no momento do planejamento e divulgação do serviço.Excelente texto!

    Amanda Figueiredo

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